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Setembro Amarelo: por que trabalhar essa data na empresa?

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Você certamente já ouviu falar sobre o Setembro Amarelo, certo? De fato, é comum ver campanhas publicitárias em prol dessa data, seja na televisão, na rua, ou na internet. Mas, são tantos meses e cores que às vezes ficamos com dúvidas

Além disso, é preciso escolher quais datas trabalhar na empresa, diante de tantas! Afinal, são muitas datas e eventos ao longo do ano e é preciso filtrar aqueles que são, de fato, mais importantes. Então, você sabe o que é o Setembro Amarelo ou qual a relevância de falar sobre essa data com seus funcionários?

Nesse conteúdo, explicaremos melhor a origem do Setembro Amarelo e se de fato é importante para a população e, em especial, para o mundo corporativo. Assim, se você se preocupa em assegurar o bem estar e saúde do seu time, continue conosco para saber mais!

 

O que é Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo consiste em uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. A saber, a promoção de data se dá anualmente por uma parceria entre a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e o CFM (Conselho Federal de Medicina). Mas, por que houve a inclusão dessa data no calendário? 

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De acordo com a ABP, estima-se que mais de 95% dos casos de suicídio anuais ocorrem por transtornos mentais. Por exemplo, podemos destacar a depressão, bipolaridade e dependência química, temas que são ainda vistos como “tabus” por pessoas e organizações, mas que precisam ser falados!

Por isso, o propósito da campanha é levar o assunto para discussão e conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental. Embora o Setembro Amarelo seja promovido pela ABP, ele significa uma oportunidade de toda a sociedade se voltar para o tema e agir em prol da saúde mental. Sejam indivíduos, pessoas jurídicas, ou instituições públicas.

Sem dúvida, falar sobre o assunto é o primeiro passo para prevenção do suicídio. Além disso, é essencial para que as pessoas identifiquem um eventual problema e busquem tratamento, antes que ele se agrave.

 

Como surgiu o Setembro Amarelo?

O surgimento dessa data é, por si só, bem significativo. Afinal, o Setembro Amarelo como mês de prevenção ao suicídio surgiu em 1994, nos Estados Unidos, após o suicídio de um adolescente de 17 anos

No velório do jovem, muitos organizaram uma cesta simbólica com cartões com fitas amarelas. Inclusive, muitas das mensagens se tornaram frases associadas ao Setembro Amarelo posteriormente, pois incentivavam as pessoas a:

  • Falar sobre os transtornos mentais sem receio ou medo de julgamentos;
  • Pedir ajuda quando estiver passando por uma situação de angústia;
  • Acolher quem estiver passando por um período difícil, com a saúde mental abalada.

Apesar da data de surgimento remontar à década de 90, o movimento só chegou oficialmente ao Brasil mais de 20 anos depois, em 2015. Aliás, um dos motivos para a escolha do mês de setembro é que o dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio.

 

Por que trabalhar o Setembro Amarelo na Empresa?

A Associação Brasileira de Psiquiatria encoraja as empresas a participar promovendo a conscientização durante o Setembro Amarelo. Afinal, as empresas são essencialmente compostas por indivíduos. Cada uma deles com vida pessoal, desafios familiares, problemas, expectativas e sonhos. Então, aqui vão 2 motivos para trabalhar o Setembro Amarelo com o seu time:

 

Porque a  saúde mental influencia no trabalho

Embora todos esses aspectos estejam muito além do trabalho, influenciam diretamente nele. De fato, cada pessoa do time está passando por algo, lidando com algo que não sabemos e, muitas vezes, nunca saberemos. E esses “algos” determinam o humor, a disposição, as reações, a produtividade, a motivação para o trabalho… todos estes fatores que importam – e muito – para as organizações.

 

Porque as empresas querem um ambiente saudável, com pessoas felizes

Mas, indo bem além disso, o papel de um bom gestor é garantir que o ambiente de trabalho seja saudável. Afinal, todos querem pessoas felizes, motivadas e comprometidas, não é mesmo? Então, é importante que o trabalho não amplifique o lado negativo de eventuais lutas dos colaboradores, mas que seja um local seguro e benéfico àqueles que se comprometem com a empresa diariamente. Aliás, temos um conteúdo completo que pode ajudar se você quiser conferir outras dicas de como promover a felicidade no trabalho.

Assim, não há o que se questionar acerca da relevância de trabalhar o Setembro Amarelo dentro de uma empresa. Mas, como fazer isso na prática? Como trabalhar uma campanha que gere impacto positivo e resultados concretos?

 

Como trabalhar uma campanha eficaz do Setembro Amarelo na empresa

As principais causas atribuídas ao suicídio são transtornos mentais, principalmente a depressão e o transtorno bipolar. Por isso, o ponto chave para prevenção do suicídio é o cuidado com a saúde mental.

Assim, o primeiro passo é abrir um espaço de diálogo sobre o tema. Em outras palavras, realizar um trabalho que vise diminuir a estigmatização e permitir conversas abertas sobre o assunto. 

Agora, a partir desse objetivo, é mais fácil falar sobre as dicas que temos para trabalhar essa campanha de setembro amarelo na empresa:

 

Realização de Palestras sobre os diversos temas que permeiam o Setembro Amarelo

Já falamos como os transtornos mentais são assuntos pouco abordados e que carregam um estigma ruim na sociedade. Por isso, abrir um espaço e um horário específico para que especialistas convidados conversem sobre os temas com seu time é em geral muito benéfico. Não só para a organização, mas também para os indivíduos, pessoalmente. 

Aliás, as palestras não precisam ser diretamente sobre setembro amarelo, mas podem envolver diversos temas relevantes para a saúde mental, tais como:

  • Como lidar com a ansiedade em tempos de pandemia;
  • Técnicas de relaxamento para dormir melhor;
  • Uma pausa no trabalho faz diferença no seu dia;
  • Quando a ansiedade passa a ser um transtorno? Como identificar?
  • Dicas práticas para lidar com o estresse;
  • dentre outros!

Que tal fazer uma pesquisa com o seu time para saber os assuntos de maior interesse? Assim eles se engajam no projeto desde a concepção!

Inclusive, há profissionais especialistas para trabalhar o assunto em ambientes corporativos! Sem dúvida, eles são uma boa opção porque não só conhecem o tema a fundo, mas também conseguem aplicá-lo ao ecossistema da organização. Com certeza, isso tornará a palestra mais imersiva e atrativa! 

Além disso, caso sua empresa esteja em home office (ou até tenha adotado um formato híbrido de trabalho) há a opção de realizar esses eventos de forma virtual.

 

Ações com kits informativos e itens decorativos sobre o Setembro Amarelo

Nem todas as medidas tomadas precisam ser diretas. Às vezes, utilizar uma comunicação subjetiva para iniciar uma abordagem sobre o assunto é um excelente primeiro passo! Sobretudo para atingir pessoas mais resistentes ou mais sensíveis ao tema. 

Assim, adotar ações utilizando itens decorativos da cor amarela no espaço de trabalho, ou com kits de brindes relacionados à saúde mental, que possam ser enviados para os trabalhadores em Home Office, é uma excelente forma de começar a trabalhar o setembro amarelo na empresa. 

Por exemplo, que tal distribuir informativos sobre mitos e verdades a respeito dos principais problemas que acometem a saúde mental? Com certeza, será uma forma interessante de abrir espaço para discussão e incentivar aqueles que precisam buscar ajuda.

 

A Doce Dose pode te ajudar nessa missão!

Aqui na Doce Dose podemos apoiar a sua empresa, para falar da valorização da vida de forma criativa, com otimismo e alegria. Afinal, os “remedinhos” aqui da Doce Dose adoçam a vida e abordam o tema com sutileza e bom humor. Então, dá uma olhada no nosso catálogo especial Setembro Amarelo e veja algumas opções criativas para essa data ser inesquecível:

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Prática de Atenção Plena (Mindfulness) no trabalho

Mindfulness é uma técnica ou habilidade que consiste na atenção plena. A ideia é promover a consciência completa do presente, para experimentar emoções e experiências de forma mais imersiva, com o corpo e a mente. Assim, trata-se de uma excelente forma de propor algo prático o colaborador pode vivenciar imediatamente, a fim de reduzir o estresse e ansiedade no dia-a-dia. 

A saber, o mindfulness é uma prática milenar que tem ganhado mais espaço no mundo corporativo atualmente. Afinal, possui vários benefícios práticos na saúde mental e mesmo produtividade dos colaboradores, pois aumenta a concentração e melhora até mesmo a qualidade das entregas. 

Assim, por ser uma prática muito benéfica à saúde mental, incentivar a aprendizagem e a adoção de técnicas de Mindfulness dentro e fora do trabalho de forma habitual é um excelente primeiro passo na empresa.

 

Atividades recreativas com a equipe

Embora a empresa seja um local de trabalho, é fato que é ali que as pessoas passam a maior parte de suas vidas. De fato, dos sete dias da semana, investem no mínimo cinco na empresa. Assim, humanizar o espaço de trabalho com atividades em equipe, recreativas, de descontração, traz resultados incríveis.

Então, pare e pense:

  • Trabalhar por horas ininterruptas, sem uma pausa para respirar, para andar, ou se alimentar tem sido uma prática comum na sua empresa?
  • Trabalhar sem tempo para si é realmente a melhor forma de realizar entregas na melhor qualidade possível? 
  • O que você faz na prática para diminuir o estresse do seu time?
  • Qual foi a última vez que você ofereceu à sua equipe um encontro para falar de algo que não fosse trabalho?

Na verdade, permitir que o trabalhador recarregue as energias — físicas e mentais — é essencial para aumentar a qualidade do serviço e mesmo o empenho e motivação ao trabalho. Por isso, promover atividades de descontração, como momentos de leitura, dinâmicas de grupo e outras que façam sentido à cultura da empresa e dos colaboradores é uma excelente forma de incentivar o bem estar corporativo.

 

Por último: Fique atento às Diretrizes da Campanha Setembro Amarelo

A ABP e o CFM incentivam toda a sociedade (indivíduos e empresas) a fazer parte da campanha do Setembro Amarelo. Para isso, criou um documento para:

  • Orientar sobre a participação na Campanha;
  • Mostrar como utilizar corretamente os materiais de utilidade pública produzidos;
  • Falar sobre de que maneira incentivar o Setembro Amarelo em cada região.

Por exemplo, há algumas restrições, tal como a de que “o logo da ABP e do CFM não devem vir ao lado da marca da empresa”. Mas, basta baixar aqui as diretrizes da campanhas Setembro Amarelo e seguí-las!

 

Fale sobre o Setembro Amarelo de forma leve e otimista!

Em resumo, o Setembro Amarelo pode ser o mês em que sua empresa dá o passo inicial em prol do cuidado com a saúde mental dos colaboradores. Embora seja o mês de prevenção do suicídio, pode-se abordar as principais causas relacionadas a ele, como a depressão, transtorno bipolar, ansiedade, dentre outros.

Além disso, toda conscientização acerca da importância da saúde mental e da valorização da vida pode ser feita de forma leve, descontraída e otimista! Afinal, a ideia não é ter um assunto sombrio, não é mesmo? Pelo contrário, falar de esperança, alegria e qualidade de vida, para tornar a data significativa para cada colaborador. Então, vamos nessa? Clique aqui e veja as opções que temos: são todas fora do convencional e com certeza uma delas é perfeita para você!

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