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Cultura e valores da empresa: saiba como manter o time em sinergia

A cultura organizacional e os valores da empresa são decisivos para o sucesso de um negócio. Afinal, dessa maneira todos os profissionais caminham juntos rumo ao alcance de um mesmo objetivo.

Mas a questão é: como garantir o alinhamento desse time? Mais do que isso: de que maneira é possível manter os valores da empresa vivos sendo colocados em prática na rotina de trabalho dos colaboradores?

 Sem dúvida, essas e outras questões desafiam os gestores que buscam fortalecer a cultura organizacional. Contudo, a boa notícia é que algumas ações podem ajudar o time a manter sinergia com os valores da empresa.

Ao ter uma equipe alinhada, seguindo as mesmas diretrizes e tomando decisões de acordo com o propósito da empresa, certamente será mais fácil dar vida à missão definida e alcançar as metas planejadas. Tudo isso aumenta a satisfação dos clientes e, claro, a lucratividade, potencializando o crescimento da organização.

Quer saber como dar mais destaque aos valores da empresa no dia a dia? Selecionamos algumas boas práticas que podem ajudá-lo. Confira!

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Como definir e manter a cultura organizacional e os valores da empresa?

 

Com a missão, a visão e os valores da empresa definidos, você precisa ter em mente que o trabalho está apenas começando. A cultura organizacional exige, acima de tudo, atitude e vontade de fazer acontecer.

Portanto, comprometa-se a colocar cada um dos valores em prática. Isso certamente irá refletir na qualidade dos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Para ajudar você neste desafio, apresentamos algumas boas práticas que podem otimizar  a gestão, garantindo que os valores da empresa sejam vivenciados no dia a dia da empresa. Dessa maneira, a cultura organizacional ganha destaque. Veja só:

 

#1 Defina uma identidade própria

Esse é o primeiro passo e um dos mais importantes. Lembre-se que a identidade da sua marca precisa ser fiel aos objetivos, ao propósito e aos valores da empresa.

Por isso, o ideal é que esta seja uma construção colaborativa. A compreensão do seu negócio e a cooperação dos profissionais devem contribuir muito para a definição da identidade corporativa, bem como para manter o time sempre em sinergia.

 

#2 Procure o perfil ideal de colaborador

Sua equipe está alinhada ao propósito da empresa? Na hora de selecionar um novo colaborador, você tem clareza sobre quais critérios são essenciais para ele se tornar um membro do time?

Por exemplo, se a cultura organizacional da empresa é no dress-code, um candidato com perfil formal demais não está alinhado com a sua proposta, certo?

Para evitar possíveis equívocos no processo seletivo, direcione as etapas de recrutamento à luz dos valores da empresa. Assim, você garante que terá colaboradores que possuem afinidade com o propósito da companhia.

 

#3 Tenha certeza de que os profissionais conhecem os valores da empresa

Além de pensar no perfil dos novos colaboradores, busque avaliar também a afinidade dos profissionais que já trabalham na companhia e conhecem a cultura organizacional.

Pergunte-se: “Os profissionais compreendem o propósito da minha empresa e a importância da entrega deles para o sucesso de todos?”

Sempre que possível, o gestor deve enfatizar os objetivos da organização e destacar a importância da cultura organizacional e dos valores da empresa para o crescimento de todos.

 

#4 Invista na integração do time e garanta uma comunicação eficiente

A cultura organizacional ganha força quando o time está conectado, integrado e compartilha a mesma visão de futuro.

Portanto, vale investir em ferramentas que auxiliem na organização dos processos internos de trabalho, tornando a comunicação mais ágil e eficiente.

De outra maneira, planejar atividades que sejam capazes de fortalecer o espírito de equipe, o senso de dono do negócio e a importância da missão da empresa também é uma ótima maneira de manter o time alinhado e centrado no que realmente importa. Ou seja, no propósito e nos valores da empresa.

 

#5 Priorize a formação contínua

O avanço da sua empresa depende também do crescimento e desenvolvimento dos profissionais que estão no seu time. Por isso, priorizar o investimento em formação contínua, incentivando o estudo e a busca por novos aprendizados, é essencial.

Em um mercado altamente competitivo, ter profissionais com soft skills e hard skills de valor no seu time faz toda a diferença. Neste sentido, são várias as iniciativas possíveis:

  • Oferta de cursos in-company;
  • Bolsas de estudos para pós-graduação e MBA;
  • Implementação de uma plataforma e-learning corporativa;
  • Definição de uma jornada de aprendizagem individual;
  • Elaboração de um plano de desenvolvimento de competências para o time de cada setor.

O leque de possibilidades é amplo. Avalie as alternativas e escolha sua abordagem, Quando os colaboradores sentem que são valorizados e recebem incentivo para crescer, eles tendem a trabalhar de maneira ainda mais intensa e focada, vivenciando os valores da empresa e se dedicando para alcançar os melhores resultados.

 

 

Como transmitir os valores da empresa e a cultura organizacional ao time?

 

Para manter uma cultura organizacional viva dentro de uma empresa, acima de tudo, você precisa saber quais atitudes que ajudam a disseminá-la e fortalecê-la.

Na prática,  existem duas maneiras de transmitir os valores da empresa: pelo exemplo ou pelas pequenas ações realizadas no cotidiano.

De uma forma ou de outra, essa é uma responsabilidade que está concentrada nas mãos dos líderes. Eles são os responsáveis por garantir clareza sobre a missão, a visão e os valores da empresa para todos os colaboradores.

Sendo assim, os líderes devem inspirar e motivar, principalmente, pelo exemplo. Lembre-se: os valores da empresa são vivenciados pelas atitudes e boas práticas que direcionam a conduta dos demais profissionais.

Sendo assim, o líder de um setor deve conhecer muito bem cada um dos valores da empresa que compõem a cultura organizacional.

Mais do que isso, é fundamental que os gestores avaliem, constantemente, o próprio comportamento e a  forma como realizam suas entregas. Neste sentido, a prática do feedback é valiosa, já que permite ao profissional receber críticas e sugestões de melhoria.

Além do exemplo, as ações estratégicas são igualmente importantes. Elas têm o poder de impactar, mobilizar e consolidar os valores da empresa na mente dos colaboradores.

Por isso, vale a pena investir na realização de encontros, treinamentos e reuniões com a equipe. Esses momentos são perfeitos para destacar e fixar o propósito, a missão, a visão e os valores da empresa. Quando o time tem clareza sobre todos esses aspectos, tudo fica mais fácil 😉

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