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Felicidade no trabalho: como cultivar.

Felicidade no trabalho

Como a felicidade no trabalho se relaciona com o resultado final da sua empresa? Por que este é um tema tão relevante?

Sem dúvida, colaboradores e funcionários produtivos geram entregas no prazo, e a satisfação com o trabalho influencia diretamente na qualidade do mesmo. Então, no final, o resultado buscado e obtido é a satisfação do cliente com sua empresa.

Quando falamos em felicidade no trabalho, nos referimos a algo mais psicológico e prático do que subjetivo. Assim, explicaremos a importância do tema e abordaremos os seguintes pontos nesse conteúdo:

  • o que queremos dizer com felicidade no trabalho;
  • a importância de manter colaboradores felizes para os resultados de sua empresa;
  • dicas para cultivar a felicidade dos funcionários e da sua empresa com brindes para funcionários.

Continue conosco para conferir tudo sobre esse tema!

 

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O que é felicidade no trabalho?

 

A felicidade é uma mentalidade que, quando relacionada ao trabalho, se refere à satisfação do indivíduo com sua vida profissional. Essa definição foi apresentada pelo Edit Value à Happiness@Work, uma organização que foca na humanização do trabalho como forma de melhorar a eficiência, produtividade e resultado final.

Assim, quando falamos em felicidade na profissão, não estamos nos referindo apenas à subjetividade do conceito. Aqui, para nós, o foco é no aspecto comportamental da questão e em como a felicidade — ou infelicidade — no trabalho impactam na experiência de todos os envolvidos no processo. Afinal, a felicidade no trabalho, tanto da equipe, como dos gestores e líderes, refletem diretamente na satisfação do seu cliente.

Nesse sentido, o conceito vai além de breves momentos gratificantes, ou da sensação efêmera de euforia e alegria. Pelo contrário, definimos a felicidade, como uma miríade de experiências positivas  associadas ao trabalho de forma ampla.

No entanto, isso não significa que todo o time precisa sorrir e sentir-se alegre todo o tempo e com todo o tipo de serviço. Mas que as emoções positivas sobreponham-se às negativas de tal forma que, quando algo estiver ruim, a reação inicial seja de esperança e otimismo por um momento melhor. Além disso, há o sentimento real de satisfação ao final do dia, de realização pessoal através de um trabalho que valoriza e faz sentido para o colaborador.

Portanto, entenda felicidade como um estado amplo de espírito, que gera o interesse no trabalho e nos resultados. Afinal, alcançar os resultados é combustível para a força de vontade e motivação para trabalhar diariamente.

 

Por que se preocupar com a felicidade dos colaboradores no trabalho?

 

Maior produtividade

 

Um estudo da Universidade de Oxford revelou que funcionários felizes são 13% mais produtivos. Segundo o estudo, a satisfação com o trabalho faz com que os colaboradores trabalhem mais, com mais qualidade e com maior taxa de entrega.

 

Alcance do sucesso

 

Por outro lado, um estudo promovido pela Universidade da Califórnia ressignificou a relação entre sucesso no trabalho e felicidade. Isso porque a crença geral era no sentido de que o sucesso profissional seria fator que traz felicidade, mas o estudo revelou que esse fluxo ocorre ao contrário: a sensação de felicidade no trabalho é o que leva os trabalhadores a serem mais produtivos e, consequentemente, alcançarem o que consideram sucesso profissional.

 

Maior retenção de talentos

 

Além disso, outro benefício do aumento da produtividade é a maior retenção de talentos dentro da sua empresa. Isso implica em menos custos com processos seletivos e capacitação de novos colaboradores, uma equipe mais unida e familiarizada com a cultura da empresa e mais harmonia entre os integrantes da sua organização.

 

Menos estresse

 

Por fim, quando entendemos produtividade como a capacidade de produzir mais, com maior qualidade, em menos tempo, podemos concluir que funcionários mais produtivos e mais felizes tendem a ter menos ansiedade decorrente do trabalho. Isso implica na maior confiança dos trabalhadores, resultando na redução de problemas como a síndrome de burnout.

 

Cliente mais feliz!

 

A saber, funcionários e equipes satisfeitos também tendem a agir melhor no atendimento ao cliente. O sucesso do cliente é um fator decisivo para retenção e fidelização do mesmo, bem como para conquistar promotores da sua empresa. Assim, tem-se mais um fator positivo associado ao investimento em uma equipe satisfeita com o trabalho.

Se isso não é suficiente para convencer de que investir na felicidade da sua equipe é importante, considere o próximo fato: rankings como o Great Place to Work são cada vez mais relevantes para a contratação de talentos e mesmo aquisição de clientes. Dentre vários fatores envolvidos nesse ranking, a cultura organizacional focada no bem-estar do trabalhador é um ponto extremamente importante.

 

Dicas para cultivar a felicidade no trabalho

 

Antes de procedermos às dicas, é relevante lembrar que as pessoas são essencialmente únicas. Assim, considere sua organização e sua cultura e adapte as dicas de forma que se encaixem com aqueles que você busca motivar.

 

1. Alinhe as expectativas profissionais na contratação

 

O primeiro fator deve ser considerado ainda na fase de contratação de novos talentos — ou mesmo na eventual promoção de um colaborador. Afinal, é fundamental alinhar as expectativas, desde o início, quanto ao que será realizado pelo profissional. Deixe claro quais as aptidões exigidas, os serviços que serão prestados e os principais desafios que ele deve esperar.

 

2. Entenda bem a cultura e valores da sua empresa e cuide para que sua equipe esteja de acordo

 

De forma geral, aptidão técnica e habilidades específicas podem ser ensinadas e desenvolvidas com o tempo. Mas, o alinhamento da cultura e valores é algo mais subjetivo e, portanto, difícil de desenvolver com o tempo.

Assim, ainda na contratação, cuide para que o colaborador se encaixe na cultura e valores da sua empresa, e garanta que seu time atual  esteja alinhado com essa questão.

De fato, acreditar na empresa é um fator motivacional relevante. Sem dúvida, é o que leva a equipe a “vestir a camisa” e transformar o trabalho em algo além de uma obrigação rotineira. Em outras palavras, se sua equipe acredita na empresa, ela também vai querer lutar pelos resultados.

 

3. Reconhecimento profissional

 

Embora seja importante que o funcionário acredite na empresa, é através do reconhecimento que ele perceberá o inverso: se a empresa acredita nele.

Dessa forma, reconhecer as conquistas e competências da sua equipe deve ser um hábito na comunicação interna. Isso pode ser feito por uma cultura de feedback, dica que virá logo abaixo, ou por meio de ações com brindes motivacionais, por exemplo.

Aliás, você já viu, nas redes sociais, pessoas divulgando o local de trabalho ao receber brindes personalizados? Pois é! Esse tipo de reconhecimento  gera o desejo externo de trabalhar e contribuir para sua empresa. Além é claro, de trazer ao funcionário a sensação de realização, de se sentirem parte de algo maior e contribuírem para uma missão.

Mas, atualmente, percebemos que muitas vezes as ações promocionais parecem todas iguais, e por isso fornecemos uma solução diferente.

Defendemos que brindes não devem ser distribuídos apenas como uma ação sem significado. Na verdade, devem transmitir exatamente a mensagem e a essência de uma empresa. Por isso, é importante fugir do convencional e adequar o brinde à mensagem.

Por exemplo, brindes que tragam uma experiência multissensorial, que sejam criativos e, até mesmo, divertidos, são excelentes! Seja para promover o reconhecimento profissional, para lembrar de uma data comemorativa, integrar a equipe ou promover o incentivo dos colaboradores.

Aqui na Doce Dose temos linhas exclusivas e diversas para transmitir exatamente a essência da sua empresa. Fornecemos várias opções divertidas para fazer parte da sua história e transmitir sua mensagem de forma inesquecível, tais como:

4. Cultura de feedback

 

Ter uma cultura de feedback bem estabelecida é importante. Trabalhar com críticas construtivas quando necessário e elogios sempre que couber ajuda na motivação e na confiança da equipe.

Assim, incentive os líderes a cuidarem para que os colaboradores recebam feedback positivo de forma a construir a confiança na carreira e vontade de progredir. Por outro lado, incentive também, a trabalhar com os feedbacks negativos de forma construtiva, com foco no desenvolvimento.

 

5. Desenvolvimento pessoal e de carreira

 

Em algum momento, um bom local de trabalho e uma cultura bem estruturada não serão suficientes para manter um bom colaborador. Por isso, contar com planos de carreira e incentivar o desenvolvimento pessoal por meio de novos conhecimentos são dois pontos fundamentais para assegurar a felicidade no trabalho.

Inclusive, essa dica vale também para os líderes da empresa! Afinal, o autodesenvolvimento profissional e pessoal impactam na confiança e na capacidade de enfrentar e aceitar novos desafios, tão comuns nos cargos de liderança.

 

Felicidade no trabalho é mais do que um plus, é fundamental para os resultados

 

A saber, a felicidade do trabalho é mais do que um conceito intangível. Conforme você viu no decorrer desse conteúdo, investir na satisfação de todos os membros e funcionários da sua empresa é mais do que um plus: é essencial! Não só para ter um bom clima organizacional, com uma equipe produtiva, mas também para reduzir custos e melhorar resultados.

Aqui na Doce Dose estamos comprometidos com o desenvolvimento da sua empresa. Acreditamos que podemos fazer a diferença usando nossa experiência para ajudar  empresas e empreendedores a motivar colaboradores por meio de brindes criativos e únicos.

Então, se você está em busca de formas práticas de promover a felicidade no trabalho, confira os brindes personalizados que produzimos aqui na Doce Dose baixando nosso catálogo.

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