fbpx
cropped-favicon-doce-dose.png

Mindfulness no trabalho: o que é, como praticar e quais os benefícios?

mindfulness-no-trabalho

Trabalho e produtividade são conceitos que devem andar juntos, mas nem sempre isso é algo fácil. Por isso, uma técnica proveniente do oriente que tem ganhado força e pode ajudar é o mindfulness no trabalho. Mas, o que é isso e quais os benefícios? Confira mais nesse conteúdo!

 

O que é Mindfulness

Mindfulness é o termo inglês utilizado para se referir ao conceito de atenção plena. A atenção plena consiste em uma habilidade, ou técnica, com grande impacto positivo na qualidade de vida de quem a exerce. 

Assim, de forma resumida, mindfulness consiste em literalmente prestar atenção plena ao que estamos fazendo. Não apenas isso, mas estarmos conscientes do momento presente que estamos vivendo, e das sensações que experimentamos em nosso corpo e mente.

A saber, a atenção plena é uma prática milenar que foi introduzida nos países e culturas do ocidente pelo budismo. No entanto, ela foi adaptada, para que tivesse um foco maior na energização e meditação, com um viés menos religioso.

Quer presentear com brindes fora da caixa e divertidos?
Conheça nosso catálogo


 

Experimentando o midfulness na prática com seu doce preferido

Então, para entender de forma prática, proponho que faça um exercício bem simples.  Primeiro, pegue nas mãos um doce ou petisco que você gosta de consumir. Depois, feche os olhos e sinta a textura do alimento nas suas mãos. Agora, com calma, sem pressa para consumi-lo, foque apenas em seu tato. Quais sons o alimento emite ao apalpá-lo, se houver algum? E há algum cheiro característico? Foque todos os seus sentidos naquele doce, e somente nele. 

Depois de algum tempo fazendo isso, coma o doce. Mas, sem pressa, e sem abrir os olhos. Dessa forma, você vai sentir a textura, as sensações na língua, o movimento para consumi-lo. Enfim, foque apenas na experiência sensorial do momento. Por fim, perceba como você se sente após consumir o doce. Satisfeito? Aliviado? Feliz?

De fato, esse exercício é algo muito simples, apenas para entendermos o conceito do mindfulness numa situação corriqueira. Em resumo, essa é uma técnica que permite desenvolver o hábito de estarmos totalmente presentes no momento. Ou seja, percebendo as sensações físicas e psicológicas do corpo e da mente. 

Então, com certeza, nesse exemplo, o sabor do alimento pode parecer diferente, porque seu foco está somente nele. No entanto, o mesmo princípio é válido para qualquer aspecto da vida em que você aplique a atenção plena. 

 

Os benefícios de praticar Atenção Plena no trabalho

Como vimos no exemplo acima, o mindfulness ajuda não só a melhor vivenciar experiências, mas também na concentração e produtividade. Por isso mesmo é que a atenção plena no trabalho pode trazer muitos benefícios! Então, vamos fornecer algumas dicas para implementar esse conceito no ambiente empresarial com sua equipe.

Mas, antes de mais nada: se você acha que não tem tempo ou que isso parece complexo demais, não se engane! Na verdade, a atenção plena é uma prática simples e pode ser praticada facilmente em diversos momentos do dia. Além disso, não demanda muita energia ou tempo: com 5 ou 10 minutos você já consegue inserir a prática na rotina. Sem dúvida, ao final, os benefícios são inquestionáveis.

Por exemplo, veja alguns dos principais benefícios de praticar o mindfulness no trabalho:

  • incentivo à concentração;
  • maior produtividade;
  • menor estresse no trabalho;
  • felicidade no trabalho;
  • colaboradores mais conscientes e tranquilos;
  • maior foco no trabalho (momento presente);
  • maior qualidade nas entregas.

 

Mindfulness no trabalho: A importância de cuidar dos seus colaboradores

A prática da atenção plena trará não só benefícios para a sua empresa, mas para a saúde dos colaboradores. Afinal, os benefícios que eles terão vão além do ambiente corporativo e serão sentidos em outras esferas da vida.

Portanto, incentivar o mindfulness no trabalho é uma maneira de reconhecer os colaboradores como indivíduos e mostrar que a empresa se preocupa com eles. Afinal, embora seja importante que o funcionário acredite na empresa, é através do reconhecimento que ele perceberá o inverso: se a empresa acredita nele. 

Assim, você e sua equipe só têm a ganhar praticando a atenção plena no trabalho. Para entender como fazer isso, elencamos algumas dicas simples a seguir.

 

Dicas para praticar Mindfulness no Trabalho

De fato, é muito fácil nos distrairmos a qualquer momento. Por exemplo, enquanto vemos um filme, estamos pensando no que fazer para jantar. Ou, enquanto conversamos com alguém, pensamos em outra coisa e no final nem ouvimos o que a pessoa disse! 

De fato, isso é ainda mais comum no ambiente de trabalho! Afinal, geralmente nesse ambiente temos diversos estímulos: e-mails, telefonemas, ligações de clientes, interações com a equipe, gerentes supervisionando… Isso sem falar no excesso de demandas, reuniões, desafios. Enfim, esses fatores podem tomar uma boa parte da sua atenção e tempo. Então, nesse cenário, como praticar a atenção plena no trabalho?

 

1 – Fique atento ao que está fazendo agora: esteja presente

A atenção plena pressupõe concentração profunda no que você está fazendo naquele instante. Ou seja, independente da lista de pendências e coisas a resolver, você só consegue fazer uma de cada vez, certo? 

Então, com a atenção plena, um pouco da sua rotina é deixado para o subconsciente, a fim de que você consiga executar tarefas e ações de forma plenamente consciente. Afinal, dessa forma você terá mais rapidez e eficiência em cumprir a sua lista de pendências, se concentrando totalmente em uma por vez.

Além do foco total naquilo que está fazendo no momento, a prática de mindfulness no trabalho proporciona o conhecimento (e maior controle) do seu estado emocional enquanto trabalha. Por exemplo, ao atender uma ligação, sua concentração deve estar 100% no telefonema, e não na conversa paralela de colegas de trabalho próximos a você. Assim, se precisar lidar com uma reclamação ou sugestão, você não terá influências externas para reagir de forma inadequada, por exemplo.

Então, veja algumas formas de tornar a prática da atenção plena no trabalho mais fácil:

  • liste as tarefas que você fará no dia;
  • ordene-as conforme prioridade, dificuldade ou urgência;
  • leia a ordem e compreenda que, durante a execução de uma tarefa, sua atenção deverá ser exclusivamente nela;
  • sempre que seu pensamento se dispersar do foco daquele momento, traga-o de volta para o presente;
  • faça pausas periódicas entre tarefas, principalmente após um longo período de concentração, para deixar sua mente descansar.

 

2. Um passo de cada vez

Um dos maiores inimigos da atenção plena é o excesso de tarefas. De fato, tentar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo pode dar a falsa sensação de produtividade. Mas, a verdade é que você divide sua energia, seu foco e suas habilidades, entregando serviços com qualidade menor e, provavelmente, com mais cansaço.

Por isso, focar em uma única tarefa, ou, no termo popular, “dar um passo de cada vez”, é fundamental. Dessa forma, você conseguirá dedicar toda a sua concentração a ela, produzindo com maior qualidade e se cansando menos. 

Além disso, evite a troca recorrente entre duas tarefas. Afinal, uma tarefa iniciada, mas não terminada, é uma tarefa que não gera valor para ninguém, nem mesmo para o seu próprio tempo. 

 

3 – Trabalhe a atenção plena em outros momentos da rotina

Os benefícios da atenção plena são sentidos em todas as áreas da vida. Sem dúvida, com a prática você conseguirá se concentrar mais, não cansar tanto, reduzir o estresse, controlar a ansiedade e até mesmo dormir melhor! Então, se começar a praticar mindfulness no trabalho for algo complexo para você, tente desenvolver a habilidade em outros momentos

Por exemplo, experimente concentrar-se inteiramente no que está fazendo quando estiver escovando os dentes, sem conversar com alguém ou prestar atenção em qualquer outra coisa. Faça o mesmo ao tomar um café, ao comer uma refeição, ou mesmo ao ler um livro. Pratique quando estiver deitado para dormir. Ou, ao ouvir uma música no intervalo de almoço. Enfim, dê pequenos passos, faça uma coisa de cada vez, e aos poucos isso vai se tornar um hábito.

 

4 – Aceite suas limitações

Mas, é preciso estar atento para alguns inimigos do mindfulness. Principalmente a autocobrança e a frustração que, sem dúvida, vão aparecer ao longo do processo.

Acima de tudo, lembre-se que é perfeitamente normal não praticar atenção plena o tempo inteiro. Isto é, está tudo bem se em algum momento você se distrair ou se sua atenção for demandada por alguém. Isso não quer dizer que você colocou tudo a perder ou que é incapaz de seguir no aprendizado do mindfulness.

Mas, é nessas horas que aparece a autocobrança excessiva, o sentimento de fracasso e a frustração por não estar conseguindo. Então, calma! Não desista! Aceite suas limitações e não se julgue nem se cobre por elas. Pelo contrário, entenda que se trata de um processo. Então, foque em um progresso estável, mesmo que lento, e aos poucos colha os benefícios.

 

5 – Adote uma mentalidade otimista

Antes de buscar praticar a atenção plena, visualize o que você tem a ganhar adotando essa prática. Afinal, lembrar dos benefícios ajuda a manter uma mentalidade positiva. Além disso, procure listar seus avanços e analisá-los em momentos de incerteza.

 

Promova a prática de mindfulness na sua empresa de forma criativa

Por fim, algo muito importante para os gestores e diretores é transmitir a mensagem do mindfulness no trabalho de forma que seja compreensível e interessante à equipe.

Sem dúvida, todos precisam entender do que se trata, saber os benefícios que proporciona e que estes vão muito além do ambiente corporativo. Ou seja, a atenção plena é uma iniciativa da empresa que terá impacto positivo na vida pessoal de cada colaborador.

Portanto, é muito importante que o marketing interno faça uma campanha para divulgar a ação de forma criativa. Para isso, é imprescindível fugir do convencional, para surpreender, encantar e motivar!

Por exemplo, brindes que tragam uma experiência multissensorial, que sejam criativos e, até mesmo, divertidos, são excelentes! Já pensou no seu funcionário recebendo um frasco “Pílulas de Atenção Plena”? Ou um organizador com “Pastilhas para Pausa no Trabalho”? 

Enfim, aqui na Doce Dose temos linhas exclusivas e diversas para transmitir sua mensagem de forma inesquecível. Aqui na nossa loja você pode olhar todas as opções e linhas: vale a pena ver!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?