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SIPAT Online: como realizar, quais temas abordar e como engajar a equipe

SIPAT Online: como fazer?

Realizar uma SIPAT já não era algo fácil mesmo em tempos em que o contato físico era permitido. Afinal, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma ação importante e complexa, que demanda planejamento e uma boa programação para ser efetiva. Nesse sentido, as dificuldades aumentam quando falamos na realização de SIPAT online, não é?

Na verdade esse evento, embora difícil, não precisa ser algo que cause dor de cabeça só por ser realizado no meio digital. Então, nesse artigo, você verá:

  • dicas valiosas sobre como realizar o SIPAT online;
  • sugestões de temas;
  • ferramentas que você pode utilizar;
  • a diferença entre SIPAT online e SIPAT virtual;
  • como encantar e impactar as pessoas no SIPAT online.

Continue conosco para entender melhor cada um desses pontos.

O que é SIPAT online

A SIPAT é a ação, prevista em lei, que visa ensinar funcionários e colaboradores acerca de formas e métodos de prevenir acidentes de trabalho, além de garantir segurança e saúde. Assim, deve ser realizada por uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes — CIPA.

A saber, mesmo em tempos de isolamento social é possível realizar o evento, que continua sendo obrigatório por lei. Aliás, já é previsto na Norma Regulamentadora (NR5) que na presente situação ou em situações similares, o SIPAT deve continuar sendo realizado, só que na modalidade remota.

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Sipat Online ou Sipat Virtual?

A diferença entre SIPAT online e SIPAT virtual é mínima. Ambos são realizados de forma remota, no meio digital. Mas enquanto o SIPAT online pressupõe um evento ao vivo, em que há interação direta entre os participantes, o SIPAT virtual é um evento que fica gravado

Portanto, no SIPAT virtual a interação não é instantânea, e ele pode ser assistido em tempos diferentes pelos participantes. Sem dúvida, essa é uma boa alternativa para equipes que tenham dificuldade de acesso à internet ou conexões instáveis.

Sugestões de temas

Primeiramente, ao definir os temas da SIPAT, é essencial compreender os problemas que existem na sua empresa. De fato, de nada adianta abordar temas aparentemente relevantes de forma geral, mas que não se aplicam ao cotidiano dos seus funcionários. 

Assim, considere os seus funcionários e a sua empresa antes de adotar as sugestões de temas abaixo:

  1. produtividade no trabalho;
  2. saúde mental no trabalho remoto;
  3. saúde física no trabalho remoto;
  4. a importância da postura no trabalho remoto e no trabalho presencial;
  5. saúde do lar;
  6. segurança no trabalho em casa;
  7. a importância de exames médicos preventivos periódicos;
  8. educação financeira e gerencial;
  9. motivação e ânimo no trabalho em tempos de pouco contato social;
  10. segurança dos filhos e da família;
  11. inteligência emocional e comunicação não violenta;
  12. alimentação saudável e exercícios físicos;
  13. segurança no mundo digital;
  14. segurança com dados pessoais na internet;
  15. segurança no trânsito;
  16. como trabalhar em equipe e lidar com pessoas;
  17. diversidade e inclusão;
  18. como lidar com problemas.

Como realizar a SIPAT online

Mais do que entender o que é SIPAT online, é relevante compreender quais as ferramentas que você pode utilizar. Não só para promover o evento, mas também para torná-lo mais interessante para engajar os funcionários. 

Nesse sentido, algumas coisas que sugerimos que você considere:

  • o cenário de quem vai ministrar o evento;
  • a ferramenta utilizada;
  • o tempo de duração;
  • a forma de comunicação.

Agora, daremos dicas específicas em relação a esses pontos, todas com base em anos de experiência trabalhando junto a empresas para criar eventos de sucesso

Inicialmente, vamos abordar as ferramentas que você pode utilizar para realizar  seu evento. Dentre várias que permitem a transmissão do evento de forma instantânea, listamos algumas. Por exemplo: 

Ferramentas que você pode utilizar

O que considerar no cenário da transmissão

Sem dúvida, o cenário de quem for hospedar o SIPAT e lecionar para os colaboradores é algo fundamental. Afinal, quando estamos em eventos presenciais, o contato humano, a linguagem corporal e mesmo a presença e movimentação de pessoas ao redor é suficiente para manter o cérebro ativo e atento. Por outro lado, no virtual, isso é bem diferente.

De fato, há mais distrações, mais ferramentas que permitem a procrastinação e é mais difícil manter a atenção exclusivamente na tela do computador. Por isso, trabalhar um cenário condizente com a mensagem que será passada é fundamental para garantir a concentração da audiência!

Como engajar os funcionários e colaboradores

Enquanto eventos online de entretenimento tem alto potencial de engajamento, a verdade é que eventos técnicos e educativos já enfrentam o desafio de manter o interesse dos participantes. Além disso, por a SIPAT ser um evento promovido majoritariamente por exigência legal, a tendência é que haja maior resistência por parte dos participantes.

Aqui, você tem duas opções: a primeira é seguir o evento apenas para cumprir a legislação e, a segunda, que é a que sugerimos, e fazer com que seus funcionários engajem com o evento. Dessa forma podem aprender, de fato,  o que você tem a ensinar. Certamente, se você conseguir a segunda opção, sua empresa terá mais benefícios.

Então, veja algumas formas de engajar os funcionários no evento:

  • gamificação: estabeleça desafios e recompensas por participar e por realizar determinadas ações (por exemplo, fazer resumos, responder perguntas, fazer perguntas, trazer provocações e outras opções);
  • trabalhe os temas de forma interessante: traga exemplos práticos que ressoem com a história e vida dos funcionários. Histórias tem um grande potencial de envolver pessoas, principalmente quando elas se sentem conectadas;
  • faça pausas e crie momentos de descontração e interação: é muito mais fácil absorver os ensinamentos quando podemos interagir com base neles. Criar momentos em que os participantes possam falar e compartilhar conhecimentos ajuda a mantê-los atentos e a absorver melhor o que está sendo ensinado;
  • ensine os participantes a utilizar a ferramenta de transmissão antes do evento: você pode gravar um vídeo ensinando a utilizar a ferramenta ou enviar um pequeno guia, assim ninguém terá dificuldades no dia;
  • conte com uma equipe com experiência: é importante escolher pessoas com conhecimento técnico e didático para ministrar as palestras e lecionar o conteúdo;
  • utilize brindes criativos e itens personalizados: assim você irá gerar uma experiência multissensorial e única antes e depois do evento. Assim, você pode enviar kits personalizados e divertidos antes da realização do evento para gerar antecipação. Ou, ainda, premiar os funcionários que participarem com esses kits. Ambas as opções fazem muito sucesso entre a equipe!

Assim, o importante é que você ajuste a comunicação do seu evento para se alinhar ao estilo da equipe. Engajar uma equipe de funcionários e colaboradores em um evento técnico é difícil, mas não precisa ser um desafio insuperável. 

Agora, siga as dicas desse conteúdo e compartilhe conosco como foi sua experiência ao realizar o SIPAT online. Caso você queira utilizar brindes personalizados e criativos para isso, confira nosso catálogo!

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