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Quer organizar uma palestra para seus clientes? Veja algumas dicas!

organizar uma palestra

Palestras e eventos corporativos, em geral, proporcionam ótimas oportunidades para estreitar o relacionamento entre a empresa e seus clientes, fator muito importante atualmente. Essas palestras trazem a chance de os clientes conversarem entre si, o que pode fomentar negócios e parcerias, que certamente deixará uma boa impressão de sua empresa em seus clientes.

Outro benefício de se organizar uma boa palestra é alcançar outro tipo de resultados como, por exemplo, o aumento da autoridade da sua empresa e a possibilidade de alcançar novos clientes através da palestra.

Você também pode usar essas palestras para lançar novos produtos no mercado, aproveitando a oportunidade para entender a receptividade de seu público com relação a esse novo produto.

Diante dos vários benefícios que um evento desse tipo pode trazer, é fundamental que ele seja bem organizado, planejado e executado, para que todos os seus clientes tenham uma experiência fantástica. Justamente por isso, hoje decidimos reunir aqui algumas dicas essenciais para uma palestra que possa trazer retornos incríveis para sua empresa. Confira a seguir.

Faça um planejamento minucioso

Naturalmente, o primeiro passo para uma boa palestra é o planejamento. Isso deve ser considerado desde o primeiro momento, quando é definido o seu orçamento, que deve prever todos os custos – estrutura física, pessoal, logística, marketing, recursos tecnológicos, etc. – para que a palestra transmita exatamente o que a empresa espera. Não esqueça de deixar uma margem para imprevistos, ela pode ser fundamental.

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Outro item importante é o cronograma, todos os passos para a realização da palestra devem ser programados e – se possível – também deve-se dar a eles uma margem de erro. Desde o dia da chegada dos convites, caso sejam impressos, até o horário de início, pausas e término das atividades deve ser cuidadosamente planejado e, preferencialmente, divulgado aos participantes.

Por fim, não se esqueça de que a palestra deve ter um objetivo, além de simplesmente trazer os clientes para a sua empresa e fomentar seu networking. Por isso, cuide para que esse objetivo seja algo do interesse de seus clientes e, principalmente, de que ele seja cumprido durante a palestra, assim, seus clientes sentirão que alcançaram os seus objetivos quando voltarem para casa.

Escolha um local adequado para a palestra

Aqui, a primeira coisa a entender é: sua empresa tem um local que seja confortável o suficiente para receber o número de pessoas que você pretende que estejam no evento? Se a resposta for positiva, então talvez você já tenha uma parte do problema resolvido. No entanto, quando falamos de local para a palestra, não estamos falando apenas da palestra em si.

Deve-se considerar, nessa escolha, além de todos os convidados, toda a equipe que trabalhará no evento, o espaço – incluindo mesas e cadeiras – para networking e, caso seja necessário, coffee-break, além de espaço para a circulação de todas essas pessoas durante a palestra. É importante também verificar a proximidade de locais importantes, como o banheiro, que costumam ser bastante utilizados.

E falando em banheiros, não se esqueça da infraestrutura do local em geral que passa, desde ter sanitários e lavatórios em condições de uso, até garantir espaço para carga e descarga de materiais, verificar a acústica do ambiente, entre outros fatores que podem influenciar negativamente na experiência de seus clientes durante a palestra.

Saiba de que seu público-alvo precisa

Como sabemos, um dos pontos principais para uma palestra de sucesso, e na verdade para qualquer tipo de evento corporativo, é o volume de participantes envolvidos. Por isso, aproveite o que você conhece de cada um de seus clientes, para transformar a palestra em algo atrativo para eles, fazendo com que eles queiram participar esse evento.

Além de pensar cuidadosamente no tema da palestra, o palestrante também deve ser um fator atrativo para o seu público. Nesse sentido, tente trazer à sua palestra alguém que seja notoriamente conhecido no mercado, ou que pelo menos os seus clientes admirem e entendam a importância e a sua capacidade de trazer a eles novas ideias e conhecimentos.

Não se esqueça de, ao fim da palestra, liberar um espaço para que a plateia faça perguntas ao palestrante. Esse costuma ser o momento mais valioso para os clientes e, por isso, não deve ser ignorado.

Faça com que se lembrem da palestra

Embora o objetivo do evento todo seja criar uma relação de maior qualidade com seu cliente, ainda existirão aqueles que vão chegar e ir embora do evento, com a impressão de que não receberam nada em troca por seu tempo. Com esse cliente, você precisará ser um pouco mais incisivo.

Considerando que você conhece seus clientes e que, geralmente, eles têm algo em comum entre si, a dica aqui é separar lembranças que sejam realmente úteis no dia a dia de cada um desses clientes. Por exemplo, se sua empresa lida com arquitetos e designers em geral, o ideal talvez seja oferecer um kit personalizado de desenho, com canetas, lapiseiras e papéis adequados para a sua prática profissional.

Uma lembrança bem pensada pode fazer com que seu cliente se lembre sempre de você, seja ao anotar uma necessidade num papel ou, no caso do exemplo acima, na hora de desenhar um projeto. Por isso, considere a lembrança com cuidado para que ela seja mais do que apenas uma lembrança, e se torne símbolo da sua presença constante na mente de seu cliente.

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