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Você está investindo no seu Marketing Interno?

Recentemente falamos aqui no blog sobre endomarketing e seus benefícios para as empresas. Desta vez o tema é marketing interno. Se você estiver se perguntando se marketing interno e endomarketing não são a mesma coisa, já adiantamos que não. Apesar de bem semelhantes, os objetivos e métodos de trabalho são diferentes. Continue a leitura e nós explicamos pra você.

Marketing interno e endomarketing: qual a diferença?

Enquanto o endomarketing adota estratégias do marketing externo internamente, engajando colaboradores para que eles tornem a marca atraente de dentro para fora da empresa, o marketing interno diz mais respeito à comunicação, à capacitação dos colaboradores. No primeiro, os funcionários são vistos como clientes internos, no segundo como público interno. Ambos os métodos são complementares e convergem no aumento da produtividade e na formação de uma identidade para a empresa.

No marketing interno, o que importa é passar aos colaboradores o que é a empresa, a marca, o que ela representa, seus valores, sua filosofia de trabalho, algo que vai muito além dos antigos quadros de avisos dos departamentos de Recursos Humanos.

Como mencionamos, o marketing interno passa também pela capacitação dos colaboradores. Uma empresa que investe no seu material humano, com treinamentos e cursos, não apenas prepara um profissional mais qualificado e atualizado, conquista um defensor da marca, uma pessoa que sabe que trabalha em um local que confia no seu potencial.

Treinamentos internos podem ser cansativos e tomam horas preciosas dos colaboradores, por isso, é importante torná-los mais agradáveis. Algumas empresas realizam treinamentos “high tech”, fazendo uso de games, por exemplo, para garantir a atenção dos funcionários. E lembre-se sempre de incluir pequenos agrados, recompensas ao final dos cursos. Brindes divertidos e criativos são uma bela opção para este momento.

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