Está passando por reestruturações ou encontra-se em fase de lançamentos e grandes mudanças na empresa? Então, é bom lembrar que manter os colaboradores informados a respeito deve ser uma das prioridades para garantir a efetividade das implantações.
Em momentos de grandes mudanças, desenvolver campanhas de endomarketing e comunicação interna são passos fundamentais para passar a mensagem desejada aos colaboradores. São parceiros indispensáveis os setores de RH e Comunicação/Marketing.
Online ou offline
Uma das formas mais comuns de passar mensagens aos colaboradores é a realização de eventos internos, em que a Diretoria conversa diretamente com a equipe. Pode ser no auditório da empresa, ou nas próprias estações de trabalho, em caso de empresas menores.
Além das reuniões presenciais, a utilização dos meios de comunicação online (intranet, e-mail marketing etc.) e offline (murais, jornais e revistas corporativas) também é altamente recomendada. Vale a pena explorar esses recursos pois são rápidos e interativos.
Se o assunto for algum produto ou serviço que a empresa está lançando, uma atuação conjunta dos setores de TI e Marketing pode criar uma espécie de quiz na intranet. O objetivo é que os colaboradores demonstrem interesse pelos novos produtos e, de forma lúdica, saibam do que se trata. Uma sugestão é: enviar um e-mail a cada colaborador com perguntas a respeito das novidades. As respostas podem estar “escondidas” nas várias páginas da Intranet, como se fosse uma caça ao tesouro. Quem encontrar todas, responde o e-mail e ganha o brinde ou participa do sorteio, conforme definição prévia.
Em outros casos, dependendo do assunto, algum tipo de resistência pode ser encontrado internamente e é importante saber abordar também este aspecto. Quanto mais bem informados estiverem os colaboradores, menos espaço haverá para fofocas e outros ruídos.
Checklist rápido
Quando for realizar ações de comunicação interna/endomarketing que envolvam brindes, lembre-se de:
- Escolher o tema e público-alvo da campanha;
- Definir o orçamento e as ações;
- Fazer cronograma da campanha e delegar responsabilidades;
- Fazer as peças de divulgação da campanha;
- Definir os brindes que serão distribuídos;
- Implementar as ações de acordo com o cronograma.
Gostou das ideias? Compartilhe! E se você quiser sugestões mais voltadas para a realidade específica da sua empresa, entre em contato conosco ou receba nosso catálogo.