fbpx
cropped-favicon-doce-dose.png

Inspiração estrangeira para a equipe de RH

Inspiração estrangeira para a equipe de RH

Talvez o título do artigo cause alguma estranheza, “inspiração estrangeira para equipe de RH?!” Como assim? O que isso quer dizer?! Nós vamos explicar, e você vai ficar de boca aberta como nunca pensou nisso antes.

Vamos falar a verdade, a equipe de RH corre o risco de ser uma área negligenciada dentro do ambiente coorporativo. Estamos sempre fazendo cursos e buscando as novidades em vendas, marketing ou branding. Mas o RH, coitado, ele está fadado a fazer o mesmo sempre.

Pois saiba que utilizando tácticas estrangeiras é possível modernizar a equipe de RH e o resultado será a criação de um ambiente mais agradável aos colaboradores e um aperfeiçoamento nos processos de seleção e gestão de pessoas.

Não se engane, investir na equipe de RH é tão fundamental quanto investir na criação de marcas ou no desenvolvimento do branding. Nesse artigo nós vamos explicar as razões e expor alguns exemplos de práticas estrangeiras para a equipe de RH. Acompanhe:

 

Quer presentear com brindes fora da caixa e divertidos?
Conheça nosso catálogo


Inspiração estrangeira para a equipe de RH

Desenvolva as estruturas da sua empresa

Vejamos algumas perguntas simples, mas que podem dar um trabalho enorme responder: o que faz da sua empresa única? Ou melhor, o que faz da sua empresa ela mesma? Quais são os fatores que constroem a estrutura da sua empresa?

E aí já podemos até imaginar as respostas: nossos serviços, o nosso atendimento, o nosso produto, a nossa marca. Mas tudo isso é feito por quem? Por pessoas, certo? Então, na raiz da resposta está a seguinte afirmação. Quem faz da nossa empresa única são as pessoas.

Pois bem, a equipe de RH é o setor responsável por dar suporte e prestar serviço aos colaboradores. É ela, e somente ela, quem lida com as pessoas da empresa. Sendo assim, será que essas pessoas estão sendo tratadas com a modernidade que merecem?

Ao investir em pesquisas sobre métodos estrangeiros de RH é possível encontrar diversas soluções – algumas bem criativas – para lidar e superar os problemas do cotidiano, melhorando a empresa como um todo desde a sua fundação.

Vamos citar algumas tendências que já são utilizadas lá fora e podem entrar no mercado nacional.

Tendências estrangeiras para a equipe de RH

Gameficação

Trata-se de uma nova abordagem feita pela equipe de RH ao elaborar um processo de seleção. Como o nome sugere, a gameficação é a transformação do processo em um jogo. Com isso, a empresa consegue tirar o tom formal de um processo de seleção e conseguir do candidato informações que não conseguiria nos métodos tradicionais.

A gameficiação pode ser feita de diversas maneiras. Entre as mais comuns estão a elaboração de um jogo que consiste em perguntas e respostas. O candidato avaliado passa por um joguinho onde são testadas as suas reações.

O processo de seleção que usa esse recurso é muito mais leve do que um processo convencional, sendo assim, é possível analisar o candidato em situações diferentes, o que é ótimo para descobrir como ele se comporta no dia a dia.

RH dinâmico

A sala da equipe de RH costuma ser uma das mais indesejadas pelos colaboradores de uma empresa. Com exceção dos próprios funcionários que trabalham nela, todos os outros preferem ficar longe desse espaço, visto quase sempre como prenúncio de um desligamento ou até broncas ocasionais.

Outra tendência estrangeira é a diminuição dessa carga negativa que cerca o setor e a equipe do RH. Nesse conceito, a empresa busca tornar o espaço físico e a relação entre os funcionários mais direta e amigável.

Cores, decoração, treinamento para a comunicação interpessoal, todas essas são ferramentas que visam fazer do RH dinâmico algo onde os colaboradores não se sintam inseguros ou até com medo de frequentar.

Currículo cego

Uma tática que está sendo bem recebida pelos empresários estrangeiros e que também poderia virar tendência aqui no Brasil. O currículo cego visa diminuir a discriminação – mesmo que não intencional – no processo seletivo.

Nesse modelo, os candidatos apresentam um currículo completamente limpo de qualquer indicador de gênero, raça ou idade. As informações prestadas são apenas sobre as capacidades profissionais do candidato.

Embora pareça difícil e até improvável, essa tendência já está sendo testada e, esperamos, se torne uma prática comum. Afinal, todo bom funcionário de RH sabe que o importante para um candidato é a sua capacidade de exercer bem a função pela qual está sendo testado, não é verdade?!

Como adaptar a minha empresa para as tendências internacionais?

Nós sabemos que a teoria é muito diferente da prática. As ideias são ótimas, mas na hora de coloca-las à prova, a própria cultura organizacional das empresas brasileiras e mesmo a legislação são impeditivos para conseguir obter os mesmos resultados que são obtidos lá fora.

Mesmo com todas as dificuldades, uma verdade persiste: é preciso renovar e modernizar a empresa como um todo. Não adianta investir altos valores em branding e marketing de conteúdo, se a equipe de RH se manter negligenciada e desatualizada.

O intuito do nosso artigo é provocar reflexão e fazer com que você analise a sua empresa como um todo. Observando quais são os setores que podem ganhar um bom e bem-vindo refresh e buscar cursos de capacitação para os seus colaboradores.

Evoluir exigirá sempre a quebra de barreiras e parâmetros. Portando, esperamos que agora nós tenhamos colocado uma pulga atrás da sua orelha.

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de seguir as nossas publicações. Estamos sempre trazendo novidades e reflexões sobre o mercado moderno.

Ficou com dúvidas ou gostaria de trocar experiências? Entre em contato conosco. A nossa equipe está disponível e nós adoramos fazer network.

Lembre-se: se precisa de brindes para sua equipe, conheça nosso catálogo e solicite um orçamento.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?