fbpx
cropped-favicon-doce-dose.png

Como buscar referências estrangeiras

Como buscar referências estrangeiras

Nós adoramos Fernando Pessoa, e o grande poeta é dono da famosa – e genial – frase “navegar é preciso”. E claro, como todo gênio, Pessoa está coberto de razão. Mas, o que nós podemos entender por navegar? Não somos especialistas em poesia, e os professores que nos perdoem, mas nós podemos tirar algumas conclusões sobre navegar. Podemos assumir que significa expandir os horizontes, ir para longe do lugar comum e, por que não, como buscar referências estrangeiras em outras culturas?

Nesse sentido, as referências estrangeiras são perfeitas para desenvolver e aumentar a experiência da marca como um todo. É por meio das referências estrangeiras que uma empresa desenvolve os seus colaboradores e descobre novas maneiras de atuar no mercado.

Mas, como navegar para longe do nosso porto seguro, sem perder a essência da marca e desenganar os consumidores antigos? É o que nós vamos analisar no artigo de hoje. Já está com um cafezinho em mãos? Então boa leitura.

Como buscar referências estrangeiras

Visite lojas que atuam no seu segmento

Essa experiência é fascinante e bastante esclarecedora. Ao visitar uma loja no exterior você será capaz de ter uma visão externa dos processos da loja. Como o atendimento, as táticas de venda, o marketing visual, por exemplo.

Colocando-se no papel do consumidor em um país estrangeiro você estará fora do seu lugar de conforto. E poderá avaliar qual é a cultura e o relacionamento entre os lojistas e o público.

Quer presentear com brindes fora da caixa e divertidos?
Conheça nosso catálogo


Além de tudo, será capaz de observar a organização espacial dos elementos da loja. Muito diferente do que visitar um concorrente, com essa experiência você perceberá como as referências estrangeiras agem no cotidiano. Sentindo na pele como elas funcionam.

Ao viajar, faça anotações

Passar as férias em outros países é certamente uma experiência incrível. E todos merecem um bom descanso e repouso. Mas você pode transformar as suas férias em um investimento valioso, veja como.

Ao sair do país, mesmo que em viagens com a família, você irá conhecer e consumir produtos e serviços. Pois muito bem, tenha o hábito de registrar esses momentos, seja em um diário ou um blog pessoal.

Sempre que algo chamar a sua atenção ou você se deparar com um serviço especialmente bem feito, escreva sobre ele. Procure enumerar as qualidades que fazem daquele produto ou serviço tão impressionante. Use os seus conhecimentos para dar um passo além da experiência do consumidor comum.

Manter um diário de viagens é uma saída para registrar as referências estrangeiras e pode ser a chave para àquele bloqueio criativo que por acaso surgir em uma reunião, ou uma solução para um problema futuro.

Tire muitas fotos, também das boas ideias

A nossa câmera é normalmente o primeiro item que colocamos na bagagem. Seja ela no smartphone ou em outros dispositivos, ninguém sai do Brasil sem estar equipado com uma boa câmera para registrar cada segundo.

Mas, mais de 99% do tempo nós estamos apontando essa câmera apenas para nós mesmos. São selfies e mais selfies em infinitos lugares e posições. Nada contra o hábito, nós gostamos e o Instagram agradece, mas que tal também fotografar as boas ideias?

Quando entrar em uma loja, principalmente uma que atue no mesmo setor que a sua marca, tenha o hábito de fotografar as soluções e as ideias que você considerar interessante. O intuito não é copiar, apenas ajudar a sua memória na hora de recobrar àquela referência estrangeira.

Quer buscar referências estrangeiras? Converse

É muito difícil absorver a cultura de um país estrangeiro mantendo-se a distância. Portanto, lembre-se de deixar a timidez no Brasil e, quando descer do avião, estar com o sorriso pronto para dar muitos “ois” e “olás”.

Não tem nada mais gostoso do que entrar de cabeça em uma nova cultura e absorver referências por meio de uma boa conversa. Ela é infalivelmente a ferramenta mais potente na hora de conseguir aprender sobre outras formas de atuar no mercado ou novos processos, o conhecimento é virtualmente infinito.

E não precisa conversar apenas com gerentes e pessoas em cargos elevados dentro de uma empresa. É possível aprender dicas úteis até mesmo com um vendedor no caixa ou o garçom atencioso que serve as mesas.

Não tente aplicar todas as mudanças ao mesmo tempo

Agora nós vamos lidar com a parte de manter a essência citada no início deste artigo. Muitas pessoas, ao se depararem com culturas exóticas e modos diferentes de trabalhar, ficam empolgadas e querem chegar no Brasil fazendo uma verdadeira revolução. Mas primeiro questione-se: isso será efetivo para seu negócio?

É claro que encontrar as referências estrangeiras é fundamental e repensar a forma como a sua empresa atua é saudável e muito indicada. Mas também não é nada recomendável perder a cabeça e começar a reformar a marca inteira.

Vale a pena lembrar: muitas vezes, o que funciona perfeitamente lá fora não serve para o público brasileiro, ou não tem o mesmo impacto no nosso país. E isso não é um defeito nosso, países diferentes exigem abordagens diferentes.

Ao buscar referências estrangeiras você deve ter em mente que o objetivo é encontrar ferramentas novas e não planos completos de atuação. O objetivo é fazer com que você volte para casa com a bagagem cheia de boas ideias e não com uma marreta pronta para colocar toda a sua empresa abaixo.

Esperamos que esse artigo possa ter levantado questionamentos e feito você reavaliar a sua experiência com referências estrangeiras.

Nós da Doce Dose adoramos garimpar as ideias fora do Brasil e trazê-las para o nosso público, pensando sempre em melhorar o produto e o serviço.

Se você gostou dessa publicação, acompanhe o nosso blog. Semanalmente trazemos novidades sobre o mercado e boas ideias.

Ficou com dúvidas ou gostaria de compartilhar uma experiência? Entre em contato conosco, adoraríamos ouvir o que você tem a dizer.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?