Conforme vai chegando o fim de ano, além da preocupação com a confraternização da empresa, surge a necessidade de se fazer lembrar pelos clientes, agradecer a parceiros pelas conquistas alcançadas em conjunto, o bom atendimento que tivemos, entre outras coisas. Não faltam motivos para agradecer, nem oportunidades que mereçam serem lembradas.
Nessa hora, o que fazer? O mais natural e evidente é buscar brindes corporativos, que são capazes de mostrar o nosso apreço pelas relações conquistadas, além de fazerem com que nossa marca esteja em evidência no momento do recebimento e durante o uso do brinde.
As possibilidades, nesse caso, são as mais variadas, partindo dos brindes mais tradicionais, como: agendas, cadernos de bolso, calendários de mesa, canetas e lápis, coolers, moleskinis, etc. Também não podemos esquecer os brindes comestíveis tradicionais: cupcakes, brownies, biscoitos amanteigados, balas, chicletes e doces em geral. Essas são as opções mais tracionais.
Uma alternativa que surge a esse tipo são os brindes personalizados. Nesse caso, pode-se montar toda uma estratégia por traz do agrado que seu cliente receberá, considerando não apenas o brinde em si, mas quem irá recebe-lo, que tipo de sensação e emoção se deseja despertar com o presente, entre outros fatores.
Agora, como escolher a melhor opção para a sua empresa? É justamente sobre isso que iremos falar mais profundamente a partir daqui, abordando os dois tipos de brindes citados, em quais momentos podem ser usados, e quais as suas principais características. Sem mais delongas, vamos começar!
Brindes corporativos tradicionais
Os brindes mais tradicionais, em geral, funcionam para empresas que seguem essa mesma linha mais clássica, desde a sua comunicação interna e externa, até o tom de voz e linguagem que usam para transmitir suas ideias e valores a seus clientes.
Brindes como materiais de escritório personalizados podem funcionar bem nesses casos, pois terão coesão com a comunicação da marca. O problema, nesses casos, é que muitas marcas escolhem esse tipo de abordagem, então a maioria dos clientes acaba recebendo uma série de itens deste tipo e, consequentemente, todos eles se tornam um aglomerado de “brindes” que acabam sendo perdidos ou distribuídos.
Quer um exemplo mais claro? Vamos lá. Quantas canetas de parceiros, fornecedores ou clientes você tem em sua mesa? Quantas delas acabaram sendo emprestadas e nunca voltaram? Quantas acabaram nas mãos de seus familiares ou amigos mais próximos? Viu só? Embora seja um brinde comum, e de bastante uso, a caneta acaba se provando pouco efetiva na hora de reforçar a sua marca. E o mesmo vale para cadernos, agendas, entre outros.
Resumindo, embora pareçam ótimas opções – e para alguns casos, realmente sejam – dificilmente um brinde mais tradicional trará uma experiência diferenciada para quem o receber e, assim, tenderá a cair no esquecimento.
Brindes corporativos personalizados
Trabalhar com brindes corporativos personalizados, por sua vez, é uma experiência um pouco diferente. E nesse caso, apenas para nos posicionarmos precisamente, não estamos falando de personalizações simples como colocar o logo em uma caneta ou gravá-lo em um chaveiro. Aqui, falaremos sobre soluções 100% personalizadas, pensadas caso a caso, de acordo com o cliente e seu objetivo.
Quando bem estudado, ou seja, trabalhado com cuidado desde a definição do público-alvo, objetivos a serem alcançados, a identidade da empresa, o momento e a maneira da entrega, um brinde personalizado pode representar toda uma experiência completamente inovadora para o cliente. E algo inovador, em nossa mente, tem uma forte tendência a se tornar inesquecível, o que é fundamental para um brinde que funcione como estratégia de marketing.
Que tal um exemplo, como fizemos no caso anterior? Vamos supor que sua empresa forneça equipamentos médicos, e que você quer mandar um brinde para todos os seus clientes e fornecedores, que geralmente são profissionais da saúde. Montar uma solução personalizada, enviando doces em formatos de cápsulas, com embalagens de remédios para stress ou mal humor, pode-se criar uma solução alternativa, que certamente arrancará ótimas risadas.
Nesse caso, apesar de simples, o brinde personalizado traz uma sensação completamente diferente em quem o recebe, que começa com um sorriso, e pode terminar com ele comentando sobre o brinde recebido com colegas – que podem ser clientes em potencial – e familiares.
Gostou da ideia? Que tal aproveitar e entrar em contato conosco para saber mais sobre soluções como essa, que podemos desenvolver 100% focados em seu negócio e objetivos? Fale agora mesmo com nossos representantes e descubra como podemos ajudar a sua empresa a se firmar na mente de seus clientes e parceiros!
Se preferir, baixe nosso catálogo e conheça todas as nossas linhas.