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Como definir metas alcançáveis para o próximo ano?

Como definir metas alcançáveis para o próximo ano

Todos nós sabemos como é difícil atingir as metas. Algumas vezes nós fazemos milhares de planos só para vê-los desaparecer já nos primeiros meses do ano. Hoje nós vamos dar dicas de como criar metas alcançáveis e manter os objetivos sempre presentes.

Uma coisa é certa, o final do ano é recheado de esperanças e oportunidades. E então o que acontece? As pessoas acabam usando toda essa energia na elaboração de muitas metas com a perspectiva de fazerem verdadeiras revoluções em suas vidas.

Infelizmente, o erro mais comum na hora de criar uma lista de metas é não considerar se elas são factíveis, ou seja, se são metas alcançáveis. Mas então, como equilibrar o desejo por mudança sem perder de vista a capacidade de transformação? É isso o que nós vamos ensinar hoje.

Vamos lá? Um guia rápido de como elaborar metas alcançáveis para você atingir a transformação que tanto deseja!

Como definir metas alcançáveis para o próximo ano?

Escolha metas que tenham valor

Todas as transformações passam por fases de dificuldade. Mesmo uma lista de metas alcançáveis encontrará no meio do caminho obstáculos e períodos difíceis de continuar. Sendo assim, é importante que as metas tenham valor, tenham significado.

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Esse significado precisa ser algo entendido por todos os envolvidos em uma meta. Portanto, é importantíssimo que a pessoa responsável pela elaboração das metas saiba ouvir a todos os envolvidos na execução dos projetos.

Agregar valor às metas é um dos primeiros passos para conseguir superar as dificuldades que certamente virão.

Mantenha as métricas próximas de você

O segundo erro mais comum na hora de estipular um objetivo é não saber exatamente quando ele foi atingido. Algumas pessoas dizem “vou ler mais”, já outras dizem “vou comer melhor”. Perceba como essas não são metas alcançáveis, justamente por não ser possível decidir quando elas estarão concluídas.

Esse erro é ainda mais complexo quando nós o trazemos para o ambiente coorporativo. Dito isso, a melhor forma de definir metas alcançáveis para o próximo ano é fiar-se em métricas.

Também não adianta empurrar os objetivos para níveis estratosféricos. Analise o mercado e veja quais são as possibilidades reais de mudança e expansão, então faça metas que sejam baseadas nesses números.

Corrija equívocos das metas passadas

Todos os anos nós estipulamos metas e todos os anos nós vemos muitas delas ficarem pelo caminho. Pois, ao invés de esquecer essas metas e deixa-las no passado, é aconselhável que você e a sua equipe resgatem essas metas e descubram o que deu errado.

Afinal, é bem provável que os objetivos fracassados deste ano escondam segredos valiosos para as metas alcançáveis do próximo.

Então a dica é: avalie as metas que não deram certo e descura a causa das falhas. Será que foi uma métrica mal planejada? Uma desistência antes da hora? Uma insistência em algo que não daria certo? Vale a pena revisar os planos.

Divida cada meta em fases menores

Essa é talvez a melhor receita para descobrir se estamos lidando com metas alcançáveis. O segredo é dividir qualquer meta ou objetivo em fases menores e práticas, de modo a elaborar um verdadeiro mapa de execução.

Se o seu objetivo for aumentar o número de vendas, então é preciso desmontar parte por parte todo o processo e descobrir o que pode ser melhorado. Se o objetivo é aumentar o número de engajamento nas redes, vale o mesmo.

Ao desmontar uma meta e transforma-la em etapas menores será possível visualizar todo o trajeto até a meta alcançada. E tem algo ainda melhor, será possível visualizar se a meta em questão está funcionando mesmo ou deve ser abandonada, veja o próximo item.

Tenha prioridades

Como diz certo ditado popular: ”quando tudo é importante, nada é importante”. Apenas tenha em mente que grandes mudanças levam tempo e é praticamente impossível fazer uma revolução nas estruturas da empresa em apenas poucos meses.

Sendo assim, na hora de elaborar metas alcançáveis, saiba hierarquizar qual delas será a prioridade máxima e em sequência coloque as outras.

É impossível para uma equipe manter o foco se ela tiver que correr atrás de diversos objetivos ao mesmo tempo. É imprescindível saber diferenciar o que é mais importante no meio do todo e começar por ele.

Não tenha medo de abandonar metas

Essa pode não parecer uma dica muito útil para colocar em uma lista de como elaborar metas alcançáveis, não é mesmo?! Contudo, acredite, desistir de algumas metas também faz parte da evolução de uma empresa (ou mesmo, para os seus projetos pessoais).

Algumas metas são criadas no calor do momento e sem o devido cuidado com as possibilidades de execução. Ou em casos mais extremos, elas atrapalham o objetivo final de uma meta maior. Vamos explicar:

Uma empresa criou duas metas em paralelo: aumentar as vendas e aumentar o número de e-mails lidos pelos clientes. Muito bem, mas ao longo do ano descobre-se que seu o cliente não gosta de receber e-mails e prefere conhecer a marca pelas redes sociais. O que acontece então?

Todos os esforços de marketing para aumentar o número de e-mails lidos pode resultar na diminuição do número de vendas, pois, como nós vimos, os clientes da marca não gostam de receber os e-mails.

Sendo assim, é importante que você e a sua equipe tenham sempre em vista qual é o objetivo maior do ano, o objetivo principal. Aquele desenvolvido na primeira dica da nossa lista, a meta com valor agregado.

E aí, abrir mão de todas as outras metas que possam estar atrapalhando essa meta principal.

E o último segredo: as metas alcançáveis não são definidas em um dia

Existe a lenda de que nós faremos uma listinha em uma folha de papel e depois passaremos o resto do próximo ano apenas transformando dia após dia nossas vidas, nossa empresa e a nossa equipe. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Como nós vimos até aqui, metas não são decisões de um dia, são processos que levam tempo de amadurecimento e transformação. Então, uma meta passa por várias fases e etapas.

A primeira delas é nomear o objetivo final, vamos supor, aumentar o número de vendas. Depois é preciso agregar valor ao objetivo, fazer com que os colaboradores fiquem engajados. Então é preciso quebrar a meta em partes menores e executáveis, por fim, avaliar se cada parte do processo está em concordância com o objetivo principal.

Perceba que uma meta vai muito além de uma decisão tomada em um dia. Ela é na verdade um processo constante de mudança.

Não espere que uma decisão tomada em um dia seja a responsável por todas as transformações. O caminho é feito ao caminhar, como diria o poeta. Quando uma meta precisar sofrer uma revisão, faça sem dó nem piedade.

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado você a elaborar metas alcançáveis para o próximo ano.

Não deixe de acompanhar as nossas publicações, estamos sempre trazendo novidades e informações relevantes sobre o mercado. Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais? Entre em contato conosco.

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