fbpx
cropped-favicon-doce-dose.png

3 técnicas de planejamento

técnicas de planejamento

Você é uma pessoa organizada? Sente que os seus dias poderiam ser mais racionalizados e funcionais? Hoje nós vamos apresentar 3 ótimas técnicas de planejamento para que você possa por em prática agora mesmo e encontrar alguma luz no caos que são os nossos dias.

Nós sabemos que talvez você já tenha pesquisado algumas técnicas e tenha até o nome de algumas delas de cor, por exemplo, a Análise SWOT. Sim, pois essa parece ser a líder em técnicas de planejamento, todos falam sobre a tal Análise SWOT.

Longe de criticar essa técnica, que por sinal é muito boa, hoje nós infelizmente não vamos colocar na nossa lista a Análise SWOT. Isso pois queremos colocar técnicas de planejamento menos conhecidas, mas tão eficientes quanto.

Então, sem mais demora, vamos a nossa lista rápida, em cinco minutinhos você já terá terminado este artigo e poderá escolher uma delas.

3 técnicas de planejamento:

Matriz BCG

Certamente uma técnica de planejamento muito eficiente e que não deve em nada aos melhores sistemas de organização. A matriz BCG trabalha com o ciclo de vida de produtos (ou serviços), fazendo uma analogia com elementos visuais.

Quer presentear com brindes fora da caixa e divertidos?
Conheça nosso catálogo


Ela foi desenvolvida por Bruce Henderson para a Boston Consulting Group, herdando daí o nome.

Funciona de maneira bastante simples. Vejamos:

Você vai criar um quadro com quatro quadrantes, sendo que eles estão divididos em: Estrela, Vaca, Interrogação e Abacaxi. Os dois quadrantes superiores são, da esquerda para a direita, Estrela e Interrogação, os dois de baixo são Vaca e Abacaxi. Parece confuso? Calma que nós vamos chegar lá.

Interrogação: é para os produtos que possuem altas taxas de crescimento, contudo, uma grande concorrência. São produtos que exigem um alto investimento, mas até o momento, um retorno pequeno.

Abacaxi: nesse quadrante estão os produtos pertencentes de um mercado pequeno e sem crescimento. Aqui estão normalmente os produtos antigos de uma empresa e àqueles “xodózinhos” que já perderam o espaço no mercado. Muitas vezes os produtos encontrados como Abacaxis devem ser descontinuados.

Vaca: são os produtos com taxas de crescimento moderadas, mas que estão em mercados já estabelecidos. Ou seja, a analogia é feita com segurança de recursos que estão sempre sólidos (como possuir uma vaca leiteira).

Estrela: Aqui estão os melhores casos possíveis. Os produtos com altas participações no mercado e com grandes oportunidades de crescimento. Os produtos localizados no quadrante estrela merecem todos os investimentos possíveis.

Evidente que para poder localizar com precisão o seu produto ou serviço em um dos quadrantes é preciso fazer uma análise de mercado.

5 forças de Porter

Desenvolvida pelo Professor Michael Porter (fundador do campo da estratégia moderna), essa é, junto com a Análise SWOT, uma das técnicas de planejamento mais eficazes e que tem adquirido fãs dentro do mercado brasileiro.

A técnica leva o nome graças a 5 elementos que interferem no cotidiano de uma empresa. Porter deu para cada um desses elementos o nome de forças, daí gerando o nome da técnica.

Os elementos estão distribuídos em um quadro, sendo que um deles é o central, esse sofre a influência direta dos outros 4 elementos. A técnica pode parecer complexa, mas na verdade é bem simples, acompanhe.

No centro das forças está a “Rivalidade entre Concorrentes”, e fazendo pressão nela estão: Poder de Barganha dos Fornecedores, Ameaça de Produtos Substitutos, Poder de Barganha dos Clientes e a Ameaça de Novos Entrantes, vamos explicar cada uma para que você possa compreender.

Como funciona a técnica 5 forças de Porter?

Porter identifica que em todo negócio, seja produto ou serviço, sofre a influência destas 5 forças, sendo assim, caberá aos responsáveis pela marca identificarem onde estão situadas as necessidades (ou dificuldades) da empresa e agir de acordo, vejamos as 5 forças de forma explicada:

Rivalidade entre os concorrentes: como o nome sugere, é a diferenciação entre as empresas que atuam no mesmo ramo. Para Porter, a rivalidade entre os concorrentes é a força primordial de uma empresa, afinal é ela que torna cada marca única.

Ameaças de novos entrantes: aqui é uma visão geral do mercado, como estão os concorrentes? Novas empresas abrem no mesmo setor periodicamente?

Ameaças de produtos substitutos: essa é uma questão importante, qual é a chance do seu produto ou serviço ficar obsoleto em um futuro próximo? O que você tem feito a esse respeito?

Poder de barganha dos fornecedores: como estão os seus fornecedores? Lembrando que qualquer produto depende da qualidade e da capacidade dos fornecedores para se manter em pé.

Poder de barganha dos clientes: essa é a quinta força, mas talvez uma tão importante quanto todas as outras. Como está a relação da sua marca com os seus clientes? Em resumo: seu cliente é um defensor da sua marca?

Para Porter é possível identificar todas as oportunidades, qualidades, falhas, enfim, todas as características de uma organização dentro de uma dessas 5 forças e então agir em harmonia com os objetivos traçados. Vale muito experimentar a técnica.

Como fazer o planejamento da sua área

Técnicas de planejamento costumam ser versáteis, como as duas técnicas citadas acima, servem para qualquer empresa ou marca. Entretanto, é possível que você esteja procurando técnicas mais específicas, do tipo para organizar o dia a dia.

Nossa última técnica de planejamento é na verdade um guia simples de como organizar o seu cotidiano, assim você não perderá o foco conseguirá utilizar as técnicas acima com mais eficiência.

Use aplicativos para controlar as suas tarefas: é muito importante que você tenha sempre um aplicativo para organizar todas as suas tarefas, assim você não dependerá apenas da memória ou das anotações em papel.

Lembre-se de quebrar as grandes tarefas em partes menores: não tem nada mais desgastante do que encarar uma tarefa enorme sem ter ideia de por onde começar. Então sempre desmonte os grandes projetos em pequenas tarefas, quanto mais práticas e simplificadas melhor será.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que com essas três técnicas de planejamento você seja capaz de organizar as suas metas e poder começar o próximo ano com força total.

Agradecemos a sua leitura e contamos com a sua participação, entre em contato conosco, estamos disponíveis para tirar dúvidas e trocar experiências. Se preferir, baixe nosso catálogo e conheça todas as nossas linhas de produtos.

Não deixe de acompanhar as nossas publicações, gostamos de trazer assuntos interessantes e relevantes com uma linguagem leve e descontraída.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?