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Ideias de marketing para atrair mais clientes

atrair mais clientes

Construir e manter uma empresa, na realidade atual, é um desafio. Além da complexidade tributária, a cada dia que passa mais e mais concorrentes surgem no mercado com opções semelhantes e um valor igual ou abaixo do nosso. Nesse momento, seja para atrair clientes ou para fidelizá-los, o marketing é fundamental. Para que seu negócio cresça de maneira saudável, é essencial que algumas ações sejam tomadas, de maneira coordenada, para que o seu público conheça a sua marca e queira adquirir seus produtos/serviços.

Se sua ideia é fidelizar seus clientes, no entanto, a ideia pode ser diferente. A estratégia ideal, nesse caso, pode ser manter um relacionamento contínuo com esse comprador para que, quando surgir novamente a necessidade de aquisição, ele não pense duas vezes antes de visitar a sua loja ou site e adquirir o produto que atende à sua necessidade.

Pensando em todos os tipos de necessidades, da empresa e dos clientes, separamos nessa etapa algumas dicas de marketing para que você possa atrair mais compradores para a sua marca. Veja a seguir:

Ideias de marketing para atrair mais clientes

Esteja presente nas redes sociais

Seja qual for a área de atuação da sua empresa – B2C ou B2B – existe uma rede social onde esse público estará presente. As mídias sociais, de uma maneira geral, são ótimos canais de comunicação com o cliente, e podem ser inclusive um caminho para entender as suas dores e necessidades.

O primeiro passo para um posicionamento correto nas mídias sociais, portanto, é descobrir onde seu público está. Se sua empresa atua em um segmento B2B, por exemplo, talvez o melhor lugar para ela estar seja o LinkedIn; se trabalha com um público mais jovem, enquanto consumidor final, é bem provável que esse publico transite frequentemente entre Instagram e Facebook.

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Depois de descobrir onde seu cliente está, é hora de criar a sua presença nessa rede social, para que ele possa enxerga-lo ali. Naturalmente, no começo, algum investimento será necessário, mas o fundamental é que sua marca entregue conteúdos que agreguem valor para o seu usuário, assim, ele dará atenção sempre ao que publicar, e suas chances de se tornar uma referência na mente desse cliente em potencial se tornam significativamente maiores.

Faça parcerias estratégicas

Seja qual for o seu negócio, fazer uma parceria pode ser um ótimo caminho para alcançar clientes que talvez fossem mais difíceis de se captar. No entanto, é fundamental considerar nesse ponto que, mais importante do que as parcerias em si, é buscar parceiros que sejam realmente bons para seu negócio, seja no sentido de vendas ou de reputação.

Mais do que identificar parceiros que apenas lhe tragam mais clientes e vendas, o que sem dúvidas é essencial, é muito importante encontrar empresas que se alinhem com suas crenças e valores, assim certamente a parceria tende a durar mais tempo, além de ser um fator que seus clientes irão perceber ao longo do tempo.

As formas mais simples de fazer parcerias são: trocas de conteúdo entre empresas, no meio digital; divulgação em material promocional; participação em eventos; indicações em troca de percentual; entre outras. Existem, naturalmente, mais uma série de maneiras de fazer parcerias, e o formato delas será variável de acordo com o seu negócio e segmento de atuação.

Produza eventos

Se sua empresa tiver caixa para isso, em um primeiro momento, uma ótima maneira de atrair mais clientes para a sua empresa, é produzir um evento que seja diretamente relacionado ao seu produto ou serviço. Para esse evento é possível, por exemplo, convidar autoridades da área, alguns de seus colaboradores chave, e apresentar as suas soluções para o mercado.

Você pode fazer desde eventos pequenos, direcionados para poucas empresas com as quais quer fazer parceria ou que entende serem seu público direto, até eventos maiores e mais chamativos, abertos ao público, onde o objetivo pode ser educar e atrair potenciais clientes para dentro de sua empresa.

Mesmo que sua empresa seja 100% digital, esse tipo de evento também é possível. Podendo ser feito através de ferramentas específicas para workshops, seminários ou palestras. O ponto chave, nesse caso, é conseguir pessoas com autoridade de mercado para atuarem como participantes, e investir em divulgação, para que o evento não acabe com pouca interação e visibilidade.

Promoções

Se tem uma coisa que todo cliente adora – principalmente o brasileiro – é uma promoção. Então, aproveite essa realidade a seu favor, e crie ações que incentivem as pessoas a comprarem de você e, por que não, a levarem novos clientes a comprarem de você.

Uma alternativa, que você provavelmente já viu, e que é muito forte no e-commerce, é oferecer vantagens para clientes que fazem a primeira compra, seja um frete grátis ou um cupom de desconto de determinado valor. Aqui, vale qualquer coisa para conquistar o cliente na sua primeira compra, afinal, é justamente nela que você provará para ele que realmente compensa comprar com a tua marca.

Se seu objetivo é ficar mais conhecido, faça parcerias com autoridades no seu segmento, ou com pessoas que seu público costuma seguir com frequência. Assim, você terá essas pessoas falando sobre a sua marca e, eventualmente, o público delas verá sua empresa como uma alternativa para a solução de suas demandas.

 

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