fbpx
cropped-favicon-doce-dose.png

Conheça 3 Dinâmicas de RH para começar o ano com uma equipe unida

Dinâmicas de RH

Dinâmicas de RH são estratégias elaboradas pela equipe de Recursos Humanos para atingir diversos objetivos. Pode ser quebrar o gelo dos colaboradores e fazer todos conversarem, ou estimular o raciocínio lógico, o senso de cooperação, etc.

Hoje nós vamos apresentar 3 dinâmicas de RH que são muito divertidas e eficientes. Elas foram desenvolvidas para derrubar a inibição entre os colaboradores, aumentar o sentimento de equipe e estimular a troca de informações.

Se você sente que a equipe está desentrosada, essas dinâmicas de RH certamente serão eficazes para o seu caso. Elas também ajudam muito a integrar funcionários novos na equipe, desenvolvendo a comunicação entre todos.

A parte mais legal das dinâmicas de RH é que os resultados já podem ser observados desde os primeiros dias.

1.Descubra os tipos de personalidade

Essa é uma dinâmica excelente para fazer com o pessoal de vendas, mas também pode ser feita com toda a equipe. Ela estimula a criatividade de todos os participantes e exige que eles tenham respostas rápidas.

Quer presentear com brindes fora da caixa e divertidos?
Conheça nosso catálogo


O material

Sulfite, canetas, lápis para quadro.

Conhecimento básico

Para elaborar a dinâmica é preciso que você e a sua equipe tenham um conhecimento básico sobre os 11 tipos psicológicos. Mas não precisa se alarmar, muitas vezes o próprio nome do tipo psicológico já dá uma pista sobre como ele é. Você vai entender tudo certinho quando explicarmos a dinâmica.

Dinâmica

Recorte 11 tiras de papel sulfite e escreva nelas o nome dos 11 tipos psicológicos – alguns exemplos: o hesitante, o calculista, o egocêntrico, o antissocial, etc. Esses papéis serão dobrados e colocados dentro de um saquinho para sorteio.

Desenvolvimento

Organize uma sala em forma de Teatro, ou seja, com um espaço na frente para apresentações e as cadeiras enfileiradas da plateia. Diga aos colaboradores que eles terão 5 minutos para fazer uma apresentação.

Na apresentação eles deverão vender a si mesmo como se fossem um produto. Apresentando todos os pontos fortes, etc. Dê a eles 5 min. para preparar a apresentação e mais 5 min. para a hora de apresentar.

Contudo, durante a apresentação, eles terão que pegar um papel de dentro do saquinho e adaptar a personalidade ao tipo psicológico sorteado. Por exemplo: se o papel “o hesitante” for sorteado, a pessoa que estiver apresentando terá que incorporar esse tipo de comportamento.

Conclusão

Ao final da dinâmica, os colaboradores que assistiram à apresentação terão que adivinhar qual é o tipo psicológico que foi sorteado.

O ideal é que a dinâmica seja feita com 11 pessoas, assim cada um será responsável por 1 tipo psicológico. Contudo, é possível adaptar para números um pouco maiores ou menores de participantes.

Essa dinâmica se torna muito divertida quando um tipo mais extrovertido precisa interpretar alguém caladão, ou uma pessoa nova e introvertida precisa interpretar alguém impositivo e “mandão”.

2. Comunique-se

Nossa segunda dinâmica de RH também lida com a comunicação, mas aqui a abordagem é completamente diferente da anterior.

Essa é uma dinâmica muito mais simples e que pode ser feita em equipes com número variado de pessoas. É uma dinâmica de RH do tipo “quebra gelo” que cria um ambiente de descontração e companheirismo.

Material

Canetinhas coloridas, papel sulfite (também funciona muito bem em papel cartão poroso), fitas coloridas adesivas.

Conhecimento básico

Essa dinâmica não exige qualquer conhecimento técnico básico, pode ser feita por qualquer colaborador da equipe.

Dinâmica

Organize os seus colaboradores em um circulo e dê a cada um deles uma folha de papel, no centro do circulo você deixará as canetas, fitas, etc.

Diga para cada colaborador criar um cartaz que defina a si mesmo. Dê a eles 10 minutos para a elaboração do cartaz. Nesse momento eles terão que conversar e cooperar para conseguir criar o cartaz.

Deixe claro que a intenção não é fazer desenhos bonitos ou grandes obras de arte. Cada um poderá soltar a imaginação e tentar definir-se no desenho como desejar e conseguir.

Desenvolvimento

Depois de terminado o prazo, faça todos se sentarem em circulo novamente e peça para que cada um deles vá até o centro do círculo e explique o seu desenho. Estipule um tempo curto para cada apresentação, assim os mais inibidos não se sentirão ameaçados.

Conclusão

Ao final da dinâmica, deixe que eles conversem livremente sobre o cartaz e a apresentação de cada um. A intenção é garantir que o clima fique leve e descontraído, aumentando os laços de confiança e companheirismo da equipe.

3. Comunicação não verbal

Entre as 3 dinâmicas de RH apresentadas, está é a que causa maior quantidade de gargalhadas. É uma dinâmica de RH para jogar o clima lá para o alto. Elimina o estresse, cria um ambiente de descontração e é excelente para unir grupos.

Um segredinho extra, essa dinâmica de RH consegue até mesmo resolver pequenas rixas dentro da equipe, já que o clima de amizade domina o ambiente. Ela também é um cartão de entrada muito bom para os novos colaboradores.

Material

Nenhum, ou todos os materiais que estiverem disponíveis no escritório

Conhecimentos

Não exige conhecimentos técnicos, dinâmica para todos.

Dinâmica

Muito simples, cada participante terá que contar informações pessoais. Pode ser um relato sobre o último final de semana, descrever como foi a reunião com um cliente, o que gostaria de fazer nas férias, qual é a comida preferida…

A questão é que nenhum dos participantes pode usar palavras. Apenas sons e gestos. Sem escrever, só mimicas ou sons (apitos, assobios, bater palmas, etc).

Os participantes também não podem criar códigos (por exemplo, “duas palpas para sim e uma para não”)

Toda a comunicação deve ser não verbal e improvisada.

Desenvolvimento e conclusão

Deixe-os conversar livremente por 5 minutos, depois organize o grupo e faça cada um deles demonstrar o relato a todos utilizando entre 2 até 5 minutos.

Ao final da dinâmica, peça para os colaboradores arriscarem quais são as histórias que foram contadas e deixe-os discutir sobre as estratégias utilizadas para passar essa ou aquela mensagem.

Dinâmicas de RH funcionam

Apesar do tom leve e da aparente despretensão, as dinâmicas de RH são ferramentas poderosas para a análise e a gestão de um grupo de pessoas.

Você verá que depois de colocar em prática algumas dessas dinâmicas de RH, a sua equipe dará sinais claros de melhora e será possível perceber os pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados.

Gostou das nossas dicas? Siga as nossas redes sociais.

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Acompanhe as nossas publicações, trazemos matérias e novidades sempre com uma linguagem leve e descontraída.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?